terça-feira, 20 de abril de 2010

Ajudando as crianças a se alfabetizarem....

Ver imagem em tamanho grandePara que o processo de alfabetização seja significativo, é indispensável que ele esteja ligado ao letramento, ou seja além da decodificação e compreensão dos símbolos gráficos que a criança consiga usar socialmente a língua escrita, desta maneira é muito imoportante a parceria dos pais neste processo que poderão a todo momento trazer expemlos e elementos cotidianos ao alcance dos alunos para serem lidos e escritos.
A criança precisa saber o quanto é importante ler e escrever, e como estas habilidades estão relacionadas as nossas ações diárias como: ir ao mercado, fazer um bolo, sacar dinheiro no caixa eletrônico....
Os pais representam assim um elemento significativo em valorizar a cultura oral e escrita mostrando a todo momento como eles a utilizam no seu dia a dia.
O trabalho da professora deve ser também recheado de situações de letramento dentro da alfabetização para que isso se otrne interizado pela criança.

2 comentários:

  1. Muito legal seu texto, concordo com você Vanessa...

    ResponderExcluir
  2. Realmente colega, o Letramento é uma tendência no processo de alfabetização muito significativa, o que se assemelha muito com as ideias de Paulo Freire....
    Vamos "alfabetizar-letrando".
    Nilza-São Leopoldo

    ResponderExcluir

Aquarela- Toquinho