terça-feira, 29 de junho de 2010

AS ESCOLAS E A COPA DO MUNDO

Foi tema de muita discussão em todas as escolas do Brasil a questão da liberação dos alunos para assistirem aos jogos da nossa seleção.
Culturalmente o esporte, e principalmente o futebol, está presente na rotina de nossas crianças, seja nas aulas de Educação Física, acompanhando os Campeonatos Municipais ou  até mesmo pela televisão acompanhando seus times do coração.
Assim, libera-los para assistir os jogos da seleção brasileira é muito importante, claro, nem todos assistem, mas para a maioria é um momento especial de unir as famílias, torcer, vibrar, comemorar, ser feliz... já que suas rotinas nem sempre são...
Até para nós, adultos e profissionais estes jogos fazem bem, por um tempo esquecemos de tudo e vibramos por nossos jogadores...é uma ótima válvula de escape para sairmos da rotina.
Precisamos desenvolver nos alunos o amor por nosso país, a esperança de um lugar melhor, mais justo, humano e feliz, que bom podermos usar nossos jogadores e até o nosso técnico Dunga ( que é gaúcho como nós) como referência de fibra, honestidade ( principalmente quando não se vende a Globo) e persistência.
Trabalhar com as histórias de vidas de nossos jogadores mostrará as crianças que ser pobre não é problema, que dificuldades sempre acontecem, mas que a vida é assim e para vencer precisamos ser determinados.
Precisamos ensiná los a torcer, fazer bandeiras, fazer cartazes, músicas, isso é preparar para a vida, é trazer o mundo para a sala de aula....
Não deixando os alunos assistirem aos jogos, não trabalhando as questões da Copa do Mundo na sala de aula estaremos mais uma vez fechando a escola dentro de si mesma, anulando o interesse dos alunos, desconsiderando o mundo que vemos da nossa janela!!!
Vai lá Brasil, que estaremos torcendo por mais uma vitória!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquarela- Toquinho