domingo, 27 de junho de 2010

Para que trabalhar a cultura popular na escola???

Ora, nossos alunos vivem cotidianamente a cultura popular em suas casas e comunidades, cada família e região tem uma organização de valores e costumes diferentes que expressam seus princípios culturais, trabalhar estas diferentes culturas é legitimar estes alunos e suas famílias como sujeitos importantes, únicos e indispensáveis dentro de um contexto maior.
Cabe destacar que nenhuma cultura é melhor que a outra, todas são importantes e diferentes e devem ser consideradas pelo professor na escolha de seus textos e de suas atividades cotidianas.
O trabalho com o folclore, com as próprias festas juninas ou semana farroupilha mostra aos alunos como é a sua cultura, como os valores e tradições de sua família são importantes para a própria identidade de nosso país.
Vivenciar a cultura popular é divertido, animado,aprsenta aos alunos uma gama de portadores de textos variados como lendas, piadas, anedotas, quadrinhas, contos, músicas,poesias,trovas... que fazem parte da vida de suas comunidades, isso desperta o interesse e a própria auto-estima das crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquarela- Toquinho