quinta-feira, 24 de junho de 2010

Avaliar a aprendizagem é uma tarefa possível???

Ver imagem em tamanho grande

Uma das grandes inquietações dos profissionais da educação se estabelece na tarefa de avaliar seus alunos, no ato de atribuir a eles um conceito ou uma nota.
Eu enquanto educadora passo por este dilema a todo final de trimestre quando tenho que escrever pareceres para entregar aos pais...será que consigo realmente expressar em palavras ou números o crescimento e as limitações de meus alunos?
Sei que avaliação é processual, e considero tudo o que ocorre na escola com os alunos, desde as atividades formais até as ações no próprio recreio, percebo dia após dia o crescimento de cada um  e principalmente acredito que cada um deles pode crescer ainda mais...
O pior de tudo é ter que rotulá-los, sim porque no momento que atribuo uma nota ou conceito estou classificando, estou agrupando por seus sucessos ou insucessos...
Avaliar é difícil, porque por mais abrangente que seja o nosso olhar sobre o aluno, nunca vai refletir fielmente seus saberes.

Um comentário:

  1. Oi amiga....
    e será que em nossa vida de aluno, conseguiram nos avaliar direito? este é um problema complexo e tradicional, somos fruto deste processo avaliativo falido!
    Lisi-Chapecó

    ResponderExcluir

Aquarela- Toquinho